Itauçu celebrou sua identidade gastronômica com o espetacular Festival Gastronômico na Rota dos Salgados

O município de Itauçu, conhecido por suas lanchonetes ao longo da rodovia, conquista o título de "Capital Goiana dos Salgados" durante o vibrante Festival Gastronômico, um evento que combina delícias locais, cultura e entretenimento em dois dias de celebração culinária.

A cidade pitoresca de Itauçu, situada ao longo da movimentada GO-070, está em festa. O aroma tentador de salgados recém-preparados paira no ar, enquanto a cidade ganha destaque como a tão aclamada “Capital Goiana dos Salgados”. O primeiro Festival Gastronômico na Rota dos Salgados, que ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro, trouxe uma explosão de sabores e um espírito festivo que uniu a comunidade em torno de sua rica herança culinária.

Os quiosques na animada Praça da Prefeitura, transformados em um paraíso de guloseimas, foram o centro das atenções, atraindo moradores locais e visitantes com uma variedade tentadora de iguarias. De salgados recheados a opções vegetarianas, os empreendedores locais capricharam em suas criações, exibindo a riqueza da culinária de Itauçu.

Além das delícias tentadoras, o Festival proporcionou uma imersão cultural completa, apresentando uma fusão de música, dança e arte. Renomados chefs de cozinha como Junior Marinho e Mariana Rodrigues encantaram o público com suas habilidades culinárias, compartilhando dicas e truques para aperfeiçoar as receitas locais tradicionais.

O evento não foi apenas uma celebração da gastronomia local, mas também uma plataforma de aprendizado. Profissionais do setor de alimentação tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades na Carreta da Panificação do Senai, proporcionando um impulso vital para o setor e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

A cereja do bolo foi a mistura de performances musicais vibrantes que encheram o festival de energia. Artistas locais compartilharam o palco com nomes consagrados, criando um ambiente vibrante e acolhedor para todos os presentes. A Folia de Reis, a dança da Catira e as congadas emprestaram uma atmosfera de tradição, enquanto talentos musicais como Marcos Nunes, Wesley Nunes, e a aclamada banda Falamansa ofereceram entretenimento de alta qualidade.

O Festival Gastronômico de Itauçu não teria sido possível sem o apoio generoso do governo de Goiás, que reconhece a importância de preservar e promover a rica cultura e tradições de suas regiões. A Secretaria de Estado da Cultura desempenhou um papel vital na realização deste evento emocionante, refletindo seu compromisso com a descentralização cultural e a promoção da diversidade artística em todo o estado.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, expressou sua satisfação com o sucesso do evento e reiterou o compromisso contínuo de valorizar e promover a rica herança cultural de Itauçu e de todo o estado de Goiás.

A comunidade de Itauçu agradece a todos os participantes e apoiadores por tornarem este Festival Gastronômico inesquecível. Sua presença e entusiasmo tornaram este evento não apenas um sucesso, mas um testemunho duradouro da riqueza e vitalidade da culinária local.