Itauçu e CODEVASF Firmam Parceria para Proteção de Nascentes

Iniciativa visa cercar nascentes em Itauçu e Ouro Verde, ampliando esforços de conservação ambiental na região de Goiás

Itauçu, GO – Em um importante passo para a conservação ambiental, a Prefeitura de Itauçu assinou um termo de cooperação com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para o cercamento de nascentes nos municípios de Itauçu e Ouro Verde, Goiás. O evento, que destacou a colaboração intermunicipal e o compromisso com a sustentabilidade, contou com a presença de figuras-chave como o vice-prefeito de Itauçu, Clayton Lino, William Miquelino da Secretaria do Meio Ambiente, a vice-prefeita de Inhumas, Dra. Fabiana Leão, e Marcelo Andrade, diretor-presidente da CODEVASF.

Esta iniciativa faz parte de um esforço maior da CODEVASF, que já implementou mais de 40 mil metros de cercas em nascentes de diversos municípios goianos, incluindo Damolândia, Goianésia, Inhumas, Petrolina de Goiás, Vila Propício, além de Itauçu. As ações de cercamento, juntamente com a implantação de barraginhas e terraços, são estratégias fundamentais para a conservação de água e solo. Essas práticas não só aumentam a quantidade de água nos mananciais, como também ajudam a prevenir a erosão, contribuindo significativamente para a saúde ecológica da região.

A assinatura das ordens de serviço ocorreu durante uma vistoria às obras já realizadas pela CODEVASF em Goiás, destacando o compromisso contínuo da companhia com o desenvolvimento sustentável dos vales do São Francisco e do Parnaíba. Este projeto se alinha aos objetivos de conservação ambiental e desenvolvimento regional, demonstrando um modelo de gestão colaborativa entre diferentes níveis de governo e a comunidade.